CasaCOR 2019!

Atualizado: 15 de Dez de 2019




A 33ª edição da CasaCOR, maior vitrine de tendências do design de interiores, decoração, arquitetura e arte da América Latina, aconteceu entre os dias 28 de maio e 04 de agosto de 2019 no Jockey Club de São Paulo. Este ano o tema conceito foi Planeta Casa, que entende o lar como o universo particular de cada indivíduo. Pois, é onde as pessoas podem expressar de forma livre sua conexão com o próximo e com si mesmo. De acordo com a Diretora Superintendente, Lívia Pedreira:


“É pensar de dentro para fora, começando pela nossa individualidade e nosso propósito como ser humano. Somente assim será possível enxergar o outro como um elo no cuidado com o mundo.”


O indivíduo hoje não busca apenas praticidade e flexibilidade no estilo de morar, mas também, devido a uma vida quase nômade, deseja sentir-se em casa em qualquer lugar do mundo. O que remete o pensamento de que precisamos imaginar a casa não apenas como um lugar físico, e sim um estado de espírito. Foram desenhados 75 ambientes, entre casas, lofts, lounges, salas, banheiros, estúdios e apartamentos, por renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas. E os 5 hits mais presentes nesses ambientes foram:


1 - Cores


Como o conceito deste ano foi Planeta Casa, e a CasaCOR tem uma preocupação muito grande com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, o predomínio das cores ficou nos tons pastéis: nude, creme, bege, terracota, branco, cinza, etc. Tons que garantem a base neutra e trazem acolhimento. Ainda com intenção de trazer a natureza para dentro da casa, houve muito azul, verde, preto, madeira e marsala.


📷


📷


2 - Materiais naturais


Os materiais naturais, como palha, bambu, corda e crochê, estavam em praticamente todos os ambientes. Com a intensificação da industrialização, houve o pensamento de revalorização dos artigos feitos a mão. Além de, o stress da vida moderna pedir aquele aconchego de casa de vó, trazendo de volta objetos de palha ou ressignificando-os.


📷


📷


3 - Urban jungle


A Urban Jungle já virou amiga dos arquitetos e designers de interiores, porque já ficou claro o quanto ela traz vida, tanto ao ambiente quanto ao indivíduo que usufrui do mesmo. O que foi possível notar na amostra é que ela está cada vez mais presente, independente do espaço. Porque, no início, a ideia começou com algumas plantinhas tímidas pela sala ou cozinha, porém, na amostra de 2019 podemos encontrar Urban Jungle em dormitórios, lavabos, banheiros, hall, etc. Ou seja, ela conquistou a casa toda.


📷


📷


4 - Revestimento da parede ao teto


Na amostra de 2018 foi muito marcante a ideia do teto mais importante do que as paredes, ou seja, o teto era o protagonista. Na amostra deste ano, a ideia evoluiu na direção de não existir um plano como protagonista e por isso, temos o mesmo revestimento da parede terminando no teto, ou ainda da parede se estendendo ao piso, ou seja, trouxe muito mais liberdade de criação para os profissionais.


📷


📷


5 - Pedras


O natural predominou nesta amostra, pois o uso de pedras, sejam elas naturais ou revestimentos que a imitam, estavam em inúmeros ambientes e em diferentes propostas. O que me chamou a atenção foram os espaços que ousaram em usar a pedra como mobiliário, porque traz uma ideia rústica e sustentável. Também fui surpreendida com os profissionais que criaram ambientes com paginação de piso contendo pedras e areia, pois nada mais dentro da proposta de transmitir a sensação de aconchego e acolhimento do que o sentir a natureza.


📷


📷📷📷


Ter o privilégio de prestigiar essa amostra de 2019 recheada de tantos trabalhos lindos foi realmente um presente que eu espero poder conseguir mais vezes para poder compartilhar com vocês sempre.

___________

Se você tiver alguma curiosidade ou dúvida ficarei feliz em responder! Pode deixar aqui mesmo ou enviar para arq.larissacampos@gmail.com. Para conferir outros conteúdos diariamente, siga o instagram @arq.larissacampos. Ah! Por favor, não esqueça de comentar se o texto ajudou você. Se quiser, fique a vontade para sugerir temas para os seguintes! Até a próxima =)

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Pinterest

@2016 - 2020 por Larissa Campos