Como decorar sua Casa para o Carnaval.



O carnaval - “Oh, quanto riso, quanta alegria!...”


A maior festa popular do Brasil acontece durante os quatro dias que precedem a quarta–feira de cinzas (início da Quaresma) e é sinônimo de música, alegria e muitas cores. Por isso, todos os anos o Brasil recebe muitos turistas, de todos os lugares do mundo, para prestigiar o evento, assim, em 2018, a indústria do carnaval movimentou cerca de 6,25 bilhões de reais e gerou mais de 20 mil empregos.

Porém, mesmo sendo a casa da folia, existem muitos brasileiros que, seja pela grana ou pelo sossego, optam por passar esse período curtindo com os amigos e família em casa mesmo. Mas, não é por isso que não pode entrar no clima, não é mesmo? Vale decorar a casa, o salão de festas ou até mesmo um sítio ou fazenda e aproveitar essa festa de um jeitinho todo especial. Afinal o que importa é trazer a alegria e as cores dos blocos para criar um momento cheio de felicidade. E para isso vamos conferir alguns toques de carinho que separei para a sua festa ser super especial.


📷


A chegada - “Ô abre alas, eu quero passar!...”


Se na entrada da sua festa os convidados vão passar por uma porta, invista em uma guirlanda alegre, este já vai ser o primeiro toque para criar um clima festivo e o sinal de que a festa será inesquecível. Na hora de criar a sua guirlanda, solte a sua imaginação. Como nas inspirações abaixo, capriche nos adereços de carnaval, bexigas ou reaproveite os enfeites de Natal. Mas, com certeza, ficará muito mais especial se tiver elementos que remetem a sua decor da parte interior. Não esqueça de que quanto mais colorida e alegre, melhor.


📷📷📷📷


E que tal um kit de boas-vindas para seus convidados? E não precisa ser nada muito elaborado. Deixar um drink pré-preparado, um saquinho com confetes, serpentina ou balões transparentes cheios de confetes para estourar e fazer aquela folia. Outra dica interessante é dispor um cesto ou baú com acessórios de carnaval logo na entrada com plumas, máscaras, glitter e fantasias, assim, quem chegou despreparado já pode ir entrando no clima. Detalhes que demonstram o quanto você teve carinho ao preparar a festa e eu não tenho dúvida que, vai conseguir alguns olhos brilhantes de alegria, seja da criançada ou dos que voltam a ser criança apenas para aproveitar.


📷📷📷


Decorando - “Ô balancê balancê, Quero dançar com você…”


Esse é o dia perfeito para abusar das cores nos ambientes. Para quem já está adepto da tendência boho, pode se jogar e usar todas as mantas e almofadas coloridas juntas. Separe os itens mais coloridos que você tem em casa para usar. Use tudo! Não importa que as cores não sigam uma paleta, no Carnaval pode tudo!

A festa pede todo o colorido possível! E por isso, não foque apenas nas paredes, o teto também pode ser um ótimo aliado e criar um efeito inovador. Uma opção são os tecidos presos no teto com fita adesiva, como uma canga, uma colcha bem colorida ou pedaços de TNT que podem servir para decorar ou delimitar espaços. Pendure bexigas, serpentinas, pompons e o que mais você achar que possa dar um efeito legal. Mas, não esqueça de usar materiais como a fita crepe para que na hora de desmontar o cenário não acabar danificando a pintura da parede.


📷📷


As fitas são outro item básico que sempre tem em casa, e é super útil, porque serve desde para fazer um laço bonito em um presente até para decorar cadeiras, mesas e enfeites de uma festa bem colorida. Já as plumas, não é todo mundo que tem em casa, mas são sempre bem-vindas, seja para usar na decoração do cenário ou no figurino. Opte por comprar as de cores vibrantes, que causam impacto na fotografia e no ambiente.

Flores de cores bem fortes também podem ajudar a decorar seu Carnaval. Assim como, a Chita que é um tecido cheio de estampas de flores e que tem a cara bem brasileira, já que é super colorido. Vale a pena investir em pequenos enfeites, jogo americano ou souplats desse material porque é possível aproveitar para outras ocasiões como a festa junina.


📷📷


Normalmente, as festas têm um espaço principal, mas não é por isso que você não pode caprichar nos outros espaços também, até o banheiro pode ser decorado. Uma sugestão é aplicar máscaras grandes e bem chamativas nos espelhos (use fita crepe para não danificar a peça). Você pode fazer isso em todos os espelhos da casa. Se você tiver porta-retratos com a moldura colorida, em uma cor alegre, é mais um item que pode servir para decorar seu Carnaval. Para isso, escreva o refrão ou uma frase de uma música bem conhecida, ou uma marchinha. Fica uma graça e não gasta quase nada.

Toda festa precisa ter uma mesa principal, então, capriche na decoração desse cantinho. Use objetos fora do comum para decorar a mesa (máscaras, plumas, objetos de decoração coloridos que você tenha em casa). Você pode, por exemplo, usar fitas com apitos ou pulseiras coloridas de acrílico como anel de guardanapo, ou então acessórios coloridos como marcadores de copos e taças. As garrafas de vinho pintadas com tinta spray, de preferência nos tons metálicos, podem enriquecer a sua mesa de uma forma muito econômica.

Se a decor for mais minimalista, apenas criar adesivos em formato de máscara para taças ou porta velas e recortar alguns círculos coloridos com papel cartão (para isso, basta usar qualquer utensílio redondo que você tenha em casa) e não esquecer de polvilhar a mesa com confete já pode ser uma grande pedida. Encostar os móveis nas paredes para criar uma pista de dança ou apenas para ter mais espaço para seus convidados circularem ao redor da mesa é uma excelente ideia.


📷📷


Hora do tchau - “As águas vão rolar…"


Uma lembrancinha de uma festa gostosa, quem não quer né?E também não precisa ser muito sofisticado. Qualquer guloseima que já seria servida na festa (pode até ser um simples bombom) e faça uma pacote colorido que já dá uma outra cara. Além de fazer bonito para os convidados, também pode ajudar na decoração da mesa.

A ideia dos tubetes transparentes com pastilhas coloridas de chocolates é muito fácil. Encape o tubete com uma fita e coloque um pequeno adereço. Pronto, vai fazer a cabeça da criançada. Já, para os adultos, uma ideia é um kit ressaca em um saquinho neutro e decorado com bolinhas coloridas, contendo um sal de frutas, analgésico, camisinhas e balinhas de hortelã.


📷📷📷📷


Depois dessas dicas, não tem como não preparar um carnaval delicioso. Encontre as que mais combinam para a sua casa e tenha uma festa de carnaval incrível !!


______________________


Se você tiver alguma curiosidade ou dúvida ficarei feliz em responder! Pode deixar aqui mesmo ou enviar para arq.larissacampos@gmail.com. Para conferir outras dicas de decoração, siga o instagram @arq.larissacampos Ah! Por favor, não esqueça de comentar se o texto ajudou você. Se quiser, fique a vontade para sugerir temas para os seguintes! Até a próxima e ótimo carnaval =)

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Pinterest

@2016 - 2020 por Larissa Campos