Como escolher cortina para sua sala


A cortina serve para trazer conforto, beleza e aconchego ao lar, além de, ajudar na composição do layout do ambiente, também é usada para proteger ou adornar portas, janelas ou passagens, valorizando ainda mais a decoração. Ela é um elemento muito usado para proteger o ambiente da iluminação natural, da temperatura ou para melhorar a acústica dos espaços. O único ponto contra o uso desse objeto seria que ele é mais um item para limpar e dar as manutenções adequadas de acordo com as suas especificações. Por isso, vamos conhecer um pouco mais sobre esses detalhes.

Tamanhos


Uma maneira de você garantir uma maior amplitude no ambiente é fazendo com que a sua cortina preencha toda a extensão da sua parede. Porém, se esta não for a sua ideia de decoração ou se a sua parede for muito grande, atente-se para que ela envolva pelo menos 20 cm a mais de cada lado da janela.




O ideal para o tamanho do tecido da cortina é que ele seja pelo menos o dobro do tamanho da janela para que quando ela estiver fechada não fique muito esticada comprometendo a sua decor.

A cortina deve ir até o chão para a maioria dos casos para garantir a sensação de amplitude no ambiente. Contudo, um motivo que justifica a cortina curta é caso você tenha um móvel fixo logo abaixo da janela.Toda cortina que tiver o mesmo comprimento da parede não deve ficar arrastando no chão, assim como fazemos barra de calça a cortina deve ficar de 1 a 4 cm do chão apenas para ter uma boa harmonia visual.




Materiais | Texturas


Muitos clientes ficam na dúvida na escolha entre tecidos sintéticos ou naturais. Se você preferir a praticidade e a resistência opte por tecidos sintéticos, como o voil, que serão mais duráveis, mais fáceis de dar manutenção e não mancham facilmente com o sol.

Se você preferir as fibras naturais, como linho ou algodão, tenha a atenção de verificar se o tecido já foi pré encolhido, porque se ele não tiver passado por esse processo na primeira lavagem sua cortina poderá diminuir e ficar com um tamanho diferente do que você precisa para o espaço.




Cores

Quanto mais claro e transparente for o tecido da cortina mais iluminação entrará no ambiente fazendo com que o local pareça maior, ou seja, esse tipo de cortina é perfeita para espaços pequenos.

A tonalidade neutra para a cortina é a mais usada, mas nada proíbe o uso de cor nesse elemento. O único cuidado é que a cor empregada na cortina mantenha uma unidade com os demais itens da composição.


Instalação

Nunca instale a cortina logo acima da sua janela porque essa ação irá achatar o seu pé direito e dar a sensação que o seu espaço é menor.






Espero que essas dicas ajude você a escolher a cortina ideal para a sua casa. Que ela deixe seu ambiente funcional, aconchegante e muito lindo.

__________

Se você tiver alguma curiosidade, dúvida ou sugestão de melhoria ficarei feliz em responder! Pode deixar aqui mesmo ou enviar para arq.larissacampos@gmail.com. Para conferir outros conteúdos diariamente, siga o instagram @arq.larissacampos.

Se quiser, fique a vontade para sugerir temas para os seguintes! Até a próxima =)

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Pinterest

@2016 - 2020 por Larissa Campos