Como fazer descarte


Sempre no final do ano eu procuro fazer um destralhe de toda a casa para começar o próximo ano mais leve. Destralhar é o processo inicial da organização. Afinal, como dizem muitos mestres por aí: “Não é possível organizar tralha!”. Por isso, se você está precisando de algumas dicas para começar a realizar essa etapa, neste post eu listei algumas delas, afim de, ajudar na hora de pensar se aquele item fica ou não.

1 – Defina o espaço que será destralhado.


Esse passo parece muito óbvio, mas não é. Porque escolher o espaço pode significar a casa, um cômodo ou apenas uma gaveta. Você precisa entender a escala do trabalho que você está disposto a executar naquele dia.


2 – Mantenha no ambiente apenas aquilo que pertence aquele espaço


Essa dica ajudará a simplificar o destralhe, porque você não precisa destralhar tudo de uma vez só, mas se você está trabalhando naquele determinado espaço o ideal é que permaneça ali apenas os objetos que são usados naquele ambiente.


3 – Realize a triagem


A triagem é o processo essencial do destralhe, pois é nesse momento em que todas as decisões importantes vão acontecer. E para auxiliar nessas escolhas temos algumas perguntas chaves que você pode fazer, como:

  • Eu gosto deste item?

  • Esse objeto é útil para mim?

  • Há quanto tempo eu não uso?

  • Tenho alguma ocasião prevista para usar em um futuro próximo?

  • Com o que esse objeto combina?

  • Porque devo guardar este objeto?

4 – Separe os objetos por categorias


Esse processo já é o início da organização porque ao selecionar peças semelhantes para serem guardadas juntas você está criando um sistema de arquivamento, a fim de, facilitar no momento em que você precisar de alguma peça específica.

5 – Pense em um destino para cada categoria


Aqui é outro sistema de pensamento, em que você deve levar em consideração a sua rotina e estilo de vida para escolher os melhores endereços para os seus objetos. Onde seria o primeiro lugar em que você procuraria? Onde eles fazem mais sentido para você? Tem que ser simples. Quanto mais fácil estiver, melhor organizado estará.

Lembre-se de que você não está escolhendo o que descartar e sim o que manter. Cuidar bem das suas coisas faz com que você cuide bem de si mesmo.


Bom descarte! =)


___________

Se você tiver alguma curiosidade, dúvida ou ponto de melhoria ficarei feliz em saber! Pode deixar aqui mesmo ou enviar para arq.larissacampos@gmail.com. Para conferir outros conteúdos diariamente, siga o instagram @arq.larissacampos. Se quiser, fique a vontade para sugerir temas para os seguintes! Até a próxima =)

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Pinterest

@2016 - 2020 por Larissa Campos