Como incluir as crianças na organização da casa



Morei com a vovó até os 7 anos e até essa idade eu tinha uma vida cheia de mordomias, dá pra imaginar né. Quando fui morar na casa dos meus pais eu já era grandinha, meu irmão já existia e precisei começar a ajudar. Porém, eu demorei a entender o porque eu precisava ajudar ali se lá na vovó eu não precisava e por isso, eu só pensava que eu queria voltar.


Incluir as crianças na organização da casa é fundamental para construir pessoas mais responsáveis, empáticas e pró-ativas. Por isso, quanto antes inserir os pequenos neste universo mais fácil será para eles entenderem que fazem parte de um meio em que todos devem contribuir. Será muito mais difícil para a criança compreender o seu papel se a mudança for brusca e não gradual, ou seja, procure incluir seus filhos deste pequenininhos com tarefas simples e sempre supervisionadas. Aos poucos vá adicionando as responsabilidades conforme a criança se mostrar preparada, assim como na vida vamos subindo um degrau por vez. As dicas a seguir podem ser aplicadas aos poucos no dia a dia dos seus pequenos.


1 - Exemplo

Seja o modelo! O discurso: “Faça o que eu mando e não faça o que eu faço.” é pouco provável que funcione, pois a criança está se desenvolvendo e todos nós aprendemos muito com as observações que fazemos ao longo da vida. Por isso, pense se você está sendo o exemplo que gostaria que o seu filho tivesse, porque essa é a mais profunda forma de educação que existe.


Eu sei que provavelmente você também não foi ensinado(a) a como organizar suas coisas, mas não é por isso que você não pode pesquisar e aprender para poder ensinar aos seus filhos a como ter uma vida mais simples e melhor com a organização. Pequenos hábitos para evitar a bagunça, como, por exemplo, devolver o brinquedo em seu devido lugar quando a brincadeira terminar são grandes lições de vida.

2 – Rotina

Definir uma rotina para os pequenos é fundamental para o desenvolvimento gradual de bons hábitos. Estabelecer horários para dormir, acordar, brincar, fazer as tarefas da escola, da casa e etc é imprescindível para a criança começar a entender que existe tempo certo para todas as atividades.


Uma maneira de ajudar seus filhos a elaborarem uma rotina é criando listas, por exemplo, um cartaz ou uma lousa com a rotina diária pendurado, onde fique a vista deles. Isso gera segurança e entendimento e, com o tempo, a criança começa a se acostumar e as atividade viram rotina. Para crianças ainda em fase de alfabetização as listas podem ser apenas com desenhos ou símbolos.

3 - Diversão

As crianças precisam acreditar que as tarefas de organização da casa é algo bom. Para isso, criar brincadeiras para motivar as crianças é um bom caminho. Para esse momento vale abusar da criatividade e um exemplo é competir para saber quem é capaz de recolher o maior número de coisas espalhadas até o alarme soar. Marcar o “placar” e dar recompensas ao vencedor também pode ser muito divertido.

4 - Pertencimento

No meu ponto de vista, família que trabalha unida permanece unida. Acredito que enquanto um trabalha todos devem estar fazendo o mesmo para que todos possam se divertir juntos depois. Porém, nada é mais desmotivador do que ouvir um “não fez nada além de sua obrigação” para uma criança ou adolescente que acaba de se esforçar para ser mais proativo dentro de casa. Portanto, elogiar o trabalho é fundamental para manter os filhos motivados com as tarefas diárias. Todos na casa devem ter a sua responsabilidade e envolver as crianças neste ciclo pode não ser fácil, mas construirá um sentimento de pertencimento muito grande.


5 – Liberdade


Deixar a criança ter livre acesso aos seus itens proporciona independência, por isso, pensar no design do quarto infantil é tão importante para o aprendizado. A organização em residencias que tem criança é totalmente pensada para trazer segurança e autonomia. Essa liberdade de acesso aos objetos também pode ensinar muito sobre a questão do desapego, porque quando você tem tudo ao alcance dos seus olhos é mais fácil decidir aquilo que você não irá mais usar.


Pequenas tarefas de organização podem ser grandes lições de aprendizado. Já li em muitos lugares que criança não precisa ser sinônimo de bagunça e como eu ainda não tenho meus pimpolhos eu quero acreditar que isso possa ser verdadeiro. Toda a família ganha em um ambiente organizado, porque as tarefas ficam mais fáceis. E ai na sua casa, como funciona? Vocês já aplicam essas ideias? Tem alguma que vocês querem implantar? Ou alguma que querem compartilhar?

_____

Se você tiver alguma curiosidade, dúvida ou ponto de melhoria ficarei feliz em saber! Pode deixar aqui mesmo ou enviar para arq.larissacampos@gmail.com. Para conferir outros conteúdos diariamente, siga o instagram @arq.larissacampos. Se quiser, fique a vontade para sugerir temas para os seguintes! Até a próxima =)




  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Pinterest

@2016 - 2020 por Larissa Campos