Como Organizar Fruteira


Já recebi uma amiga em casa que ficou impressionada e falou: "Nossa Lari, até a sua fruteira é organizada!" Eu fiquei feliz com o elogio, mas fiquei um pouco sem entender o porque do até a fruteira. “Poxa, a coitadinha não merece uma atenção?” Ás vezes tratamos tão no automático que esquecemos o quanto parece trabalhoso para as outras pessoas, mas, esses cuidados valem muito a pena.


Aposte no quadrado

Depois que eu fiz o curso de Personal Organizer eu nunca mais olhei os objetos da mesma forma. Acredito que a cozinha é o ambiente da casa mais complexo de organizar por ter muitos utensílios com formatos diferentes. Então, dica de amiga, tudo que você puder comprar quadrado ou retangular vai te salvar na hora de criar espaço nesse lugar que sempre falta.



Limpeza

Aproveitar para limpar a fruteira antes de ir as compras é outra escolha inteligente porque vai te poupar alguns minutos preciosos por ter menos objetos para remover. Aliás, é legal fazer isso com a geladeira também. Ter essa regularidade de limpeza contribui para que o local fique longe de fungos e bactérias.

Além disso, vale ressaltar que os alimentos devem ser lavados, sempre que possível, antes de serem colocados na fruteira. Mas, lembre-se, na hora do consumo é necessário lavar novamente mesmo que eles já tenham sido lavados, porque, provavelmente, eles ficarão expostos por alguns dias.



Criar novas casas

Todo mundo precisa de uma casa para morar, inclusive nossos objetos e as frutas não ficam de fora dessa regra. Por isso você pode e deve criar subdivisões na sua fruteira de acordo com o que você estiver armazenando ali. Não é necessário adquirir organizadores caros de acrílico, (mesmo eles sendo perfeitos, sem defeitos), pois as próprias embalagens de alimentos como caixas de cereal ou potes de sorvete podem servir para criar essas divisões no espaço e facilitar o dia a dia.


Gerenciar

Fazer o planejamento da semana ajudará a saber o que comprar e reduzirá desperdícios de alimentos. Se você quiser saber como fazer esse planejamento: veja no e-book Organize suas compras e Simplifique sua vida!

Além disso, é necessário estar atento com alguns alimentos que são mais sensíveis e por isso, fiquem melhor acomodados na geladeira, pois é uma forma de retardar o processo de amadurecimento (evitando que estraguem) e manter seus valores nutricionais.

O primeiro que entra deve ser o primeiro que sai SEMPRE (PEPS).

Assim como, nas cozinhas industriais em casa a gente também precisa ter esse cuidado para não deixar nenhum alimento estragar. Essa dica perfeita eu já empregava, mas aprendi o termo industrial PEPS (Primeiro que entra, primeiro que sai) com a Nutrichef Aliliam Carla (@aliliamcarla) e assim como ela eu acho que você também não quer nenhum alimento estragando ai na sua fruteira, certo?

Com os alimentos, a cozinha ganha vida e o seu corpo mais saúde e nutrientes. Com a fruteira organizada, você economiza tempo e dinheiro. Por isso, acredito que vale a pena o esforço para deixá-la limpa, abastecida e organizada.

___________

Se você tiver alguma curiosidade ou dúvida ficarei feliz em responder! Pode deixar aqui mesmo ou enviar para arq.larissacampos@gmail.com. Para conferir outros conteúdos diariamente, siga o instagram @arq.larissacampos. Ah! Por favor, não esqueça de comentar se o texto ajudou você. Se quiser, fique a vontade para sugerir temas para os seguintes! Até a próxima =)

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Pinterest

@2016 - 2020 por Larissa Campos