Como se organizar para ler mais em 2021

Faz alguns anos que eu consegui formatar a minha quantidade de leitura ideal para o período de um ano. Pelo menos nos últimos 5 anos eu tenho lido uma média de 12 livros ao ano ou no mínimo um ao mês, o que pode parecer muito para alguns, pouco para outros, e para mim é o equilíbrio. Para chegar no número ideal eu realizei várias observações e acredito que muitas dessas dicas podem te ajudar a conquistar o seu balanço perfeito.


1. Autoconhecimento

Saber quais são os assuntos interessantes para você, que despertam a sua curiosidade, é o primeiro passo para deslanchar nas leituras. Por exemplo, eu sei que sou capaz de ler livros sobre a maioria dos assuntos, porém devorar em apenas um dia somente os de organização e produtividade.

2. MotivAÇÂO

Além dos seus assuntos favoritos, descobrir a sua motivação, ou seja, o seu motivo para a ação de ler também é fundamental. O meu motivo para ler é trazer conteúdos cada vez melhores aqui para o blog e para meus clientes, pois quanto mais eu leio mais eu evoluo em todas as áreas da minha vida.

3. Planejamento

Sem planejamento você consegue caminhar, mas com ele você chega mais longe. Fazer um planejamento de trás para frente te ajuda a saber o tempo e o esforço que você terá que investir. Por exemplo, se o livro tem 300 páginas e a ideia é finalizar até o final do mês, então será preciso ler uma media de 10 páginas por dia. Quando a gente olha para um livro de 300 páginas parece muito, no entanto as 10 páginas parecem bastante alcançável.

4. Tema

Variar os assuntos dos livros é algo que eu procuro realizar com frequência, menos quando eu vou em algum evento de Organização e saio de lá com 3 ou 4 do mesmo assunto e muito feliz. A ideia é que você não canse da leitura e intercalar assuntos mais teóricos, de aprendizagem, com outros de ficção, romance, etc pode deixar a sua caminhada mais leve e agradável.

5. Consistência

Quanto mais regularidade você tiver nas leituras melhor, até que um dia ela se torna um hábito e você já não conseguirá viver sem ela porque ela te dá prazer. Porém, ser consistente não é algo fácil e por isso, a minha dica é se esforce ao máximo nos dias em que tiver energia sobrando porque a culpa será menor naqueles dias em que só é possível fazer o mínimo, caso fique doente ou se estiver com a energia baixa. Mesmo com todos os acontecimentos da vida você sabe que o projeto será concluído da mesma forma porque você se esforçou ao máximo nos dias em que conseguiu.

6.Rede social

Poucos são aqueles que conseguem ficar longe das redes sociais e se eu te contar que você pode ter uma rede social para trocar dicas de livros com os seus amigos. Sim, já testei algumas como o Skoob e hoje concentro minha estante no Goodreads, onde você pode guardar os livros que você já leu, avaliá-los, salvar livros que queira ler no futuro, visualizar a avaliação dos seus amigos, criar metas e estantes da forma que quiser.

7. Melhor amigo

Tenha sempre um bom livro com você. Hoje você não precisa ficar carregando algo pesado se não gostar, porque eles já cabem no seu celular e isso facilita imensamente o dia a dia. Quando você descobrir que ele pode te fazer companhia em uma fila de banco, na espera de uma reunião ou consulta você vai perceber que ganhou um novo melhor amigo.

Preparado(a)? Não deixe para depois, comece hoje mesmo se você já tiver um por ai dando sopa. Se quiser se aprofundar mais clique aqui. Depois me conta se não foi a melhor coisa que você poderia fazer por você mesmo(a).

Boa leitura!=)



___________

Se você tiver alguma curiosidade, dúvida ou ponto de melhoria ficarei feliz em saber! Pode deixar aqui mesmo ou enviar para arq.larissacampos@gmail.com. Para conferir outros conteúdos diariamente, siga o instagram @arq.larissacampos. Se quiser, fique a vontade para sugerir temas para os seguintes! Até a próxima =)



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Pinterest

@2016 - 2020 por Larissa Campos