Como ter o hábito da Organização

Sempre recebo mensagens de amigos ou clientes falando que não conseguem realizar todas as tarefas que precisam no dia ou se perdem ou até mesmo não tem motivação e vontade de executar. Além disso, sempre me perguntam de onde eu tiro energia para gostar tanto de organizar. Como eu tiro a preguiça de lado e começo a fazer?

Pesquisas dizem que mais de 80% de tudo o que fazemos em nosso dia é hábito. Ou seja, você pode se autoprogramar. SIM! E claro, que você pode se programar para organizar sua casa, cuidar da saúde e ficar com a família ou você também pode se programar para procrastinar, ter hábitos não saudáveis e trocar a família pelas redes sociais.

Sempre vai ser uma questão de escolha! Mas, não estou dizendo que essa escolha é fácil. Com frequência eu acordo com preguiça, olho para a TV ao invés da louça e queria minha cama no lugar da roupa para passar. Porém, eu penso que quanto mais eu procrastino mais uma tarefa que era simples cresce e menos vontade eu vou ter de executá-la.

Prefiro pensar nos benefícios que aquela tarefa feita me trará para que essa visualização me proporcione a motivação que eu preciso para colocar a mão na massa. FOCO NO OBJETIVO. Além disso, eu entendo que muitas das tarefas que realizo no piloto automático foram hábitos que eu fui adquirindo ao longo da vida e que qualquer pessoa pode adquirir também. Desde que tenha disciplina, porque hábitos demoram para serem incorporados. Pesquisas dizem que os simples levam pelo menos 21 dias, os médios em torno de 2 meses e hábitos complexos podem levar mais de 200 dias.

É como escovar os dentes. Não é uma tarefa legal ou divertida de fazer, mas fazemos. E porque? Porque não queremos ficar com dor, mau hálito ou má aparência e por isso, investimos nosso tempo 3, 4 ou 5 vezes por dia para que isso não aconteça desde quando éramos crianças. Portanto, eu acredito que com todas as tarefas da casa é possível ter o mesmo raciocínio de apenas executar para colher os benefícios. Sendo que, não precisa necessariamente ser da forma como eu sugiro para vocês aqui no blog. Minhas listas são apenas inspirações e podem ter certeza que na minha casa elas são reduzidas e formatadas para a minha rotina naquele momento de vida.

Organização é cuidado, assim como cuidamos de nós é preciso cuidar do nosso espaço também. Afinal, é ali onde vivemos e é ali onde deveríamos nos sentir bem. O nosso espaço faz parte de quem somos e reflete a nossa vida como um todo, por isso, tão importante quanto qualquer autocuidado, cuidar de onde vivemos nada mais é do que cuidar de nós e da nossa família e este é um dos maiores gestos de carinho que eu conheço.

_____________________________________________

ESTE CONTEÚDO NÃO É PATROCINADO.

_____________________________________________

Se você tiver alguma curiosidade, dúvida ou ponto de melhoria ficarei feliz em saber! Pode deixar aqui mesmo ou enviar para arq.larissacampos@gmail.com. Para conferir outros conteúdos diariamente, siga o instagram @arq.larissacampos. Se quiser, fique a vontade para sugerir temas para os seguintes! Até a próxima =)

Posts recentes

Ver tudo
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Pinterest

@2016 - 2020 por Larissa Campos