Como um Personal Organizer pode ajudar você.



Você já esteve em situação de caos? Já se acostumou com o armário abarrotado ou com uma sala repleta de brinquedos?Já se afogou em um mar de papelada?Ou desistiu de convidar os amigos para jantar por causa da bagunça?Você gostaria de ganhar minutinhos de sono porque você sabe onde está cada item que precisa logo pela manhã sem aquela correria? Se você respondeu sim para uma ou mais dessas perguntas, eu acredito que um Personal Organizer pode se tornar seu novo melhor amigo.





O Profissional


Personal Organizer é a pessoa especializada em organizar objetos, espaços e tarefas a fim de facilitar as rotinas do dia-a-dia. Seu trabalho é baseado em oferecer soluções personalizadas de acordo com as especificidades de cada ambiente e cliente. Por isso, o profissional de organização se dedica a organizar com você o seu espaço e pertences, transformando o espaço em um local produtivo e prazeroso de estar, através da criação de métodos de organização adequados.

O nome dessa profissão tem o termo “personal” e não é a toa, pois cada cliente é único e por isso exige um atendimento exclusivo. Afinal, as pessoas possuem itens, rotinas, formação familiar, interesses e muito mais aspectos diferentes de uma para outra. Por exemplo, uma casa com 3 crianças tem uma demanda diferente da de um casal de idosos, ou um depósito de uma grande fábrica tem exigências distintas de um pequeno escritório.

Para o profissional não importa apenas a área a ser organizada, mas aspectos como altura, limitações de locomoção, ter ou não funcionários, viagens, pets, dentre outros que influenciam nas estratégias da criação do projeto para que os resultados sejam eficazes e duradouros, fazendo valer o investimento do cliente no serviço profissional.

Ou seja, a rotina e as especificidades dos clientes são super importantes para que o profissional consiga encaminhar uma proposta mais assertiva. E é por causa desse caráter essencialmente personalizado do serviço, que normalmente é realizado uma visita técnica no local, antes que o mesmo comece. Neste momento, o personal organizer pode entender quais os maiores problemas e necessidades do cliente, conhecer o local, fazer medições, tirar fotos e realizar o checklist que servirá como base para desenvolver o orçamento. Ao ser contratado, ele vai analisar seu caso, e pensar em como melhorar sua vida. Criar, sugerir e executar as melhores soluções personalizadas em organização.




Organizando

Muitas pessoas confundem o ato de arrumar e organizar. Arrumar é simplesmente dispor objetos em um espaço, tendo como consequência um ambiente mais livre e quase sempre visualmente mais agradável. Enquanto que organizar é pensar em um espaço lógico para cada objeto (Uma casinha para cada coisa morar). Organizar um espaço é usar estratégias para aproveitar da melhor maneira o que ele pode oferecer, pensando sempre, não só na quantidade e no tipo de objetos a serem organizados, mas principalmente no seu uso.

Eu consigo entender a diferença de forma muito clara quando eu lembro da época em que eu vivia com meus pais. Acho que é o exemplo mais concreto que posso compartilhar com vocês. Minha mãe, com certeza, sempre odiou bagunça e por isso nunca gostou de objetos espalhados pela casa e por isso os recolhia e guardava no primeiro espaço livre que encontrava, ou seja, criava armários abarrotados. Enquanto isso, meu pai, não se incomodava com os pertences espalhados, mas sim com os armários entupidos. Portanto, ele demorava mais tempo para guardar os objetos, mas quando o fazia executava com lógica e cuidado.

Sempre admirei ambos e com o tempo e muitos livros depois, entendi que arrumação não tem nada a ver com funcionalidade. Ou seja, quem só arruma não pensa em algo prático, que seja específico para a rotina de quem usa aqueles objetos, então a manutenção do que foi arrumado fica inviável. Lembro da minha mãe sempre nervosa procurando as coisas, você se identifica? Ou você é mais como meu pai, que, gasta horas organizando seus pertences?

Hoje eu procuro sempre o meio termo, tento criar estratégias para que eu consiga ter tudo organizado, mas de uma maneira que eu não vire escrava daquilo. Pois entendi que a organização consiste em saber tudo o que você tem, delimitar um espaço específico para cada item e poder acessar qualquer um deles sem esforço ou stress.

Porque eu acredito que manter uma arrumação é mais trabalhoso e despende mais tempo do que planejar uma organização. E quem tem tempo sobrando hoje em dia? É exatamente por essa falta de tempo, que existe uma necessidade por soluções práticas, racionais e criativas que facilitem o dia-a-dia das pessoas em todos os espaços. A organização é uma forma de facilitar a vida de todo mundo, ou seja de deixar tudo mais fácil.




Benefícios

Sendo assim, fica claro que o objetivo da organização é a busca por praticidade e otimização dos espaços e do dia-a-dia. Mas, além disso, um bom serviço prestado garante também a economia de dinheiro e tempo, sem contar no aumento de produtividade, qualidade de vida e bem estar.

Um bom profissional de organização cria e executa estratégias que proporcionem a manutenção mais fácil possível para quem vai usar o espaço.

Isso porque a ideia não é que a pessoa precise sempre dos serviços de um personal organizer, mas sim que absorva com ele alguns dos princípios e consiga manter o trabalho por ele realizado. Tanto que no fim do processo, o cliente pode e deve solicitar o treinamento para a pessoa que ficará responsável pelo espaço.

Escolha viver em um ambiente mais saudável e deixe as Personal Organizers ajudarem você a ter mais qualidade de vida.

________________________

Mais alguma curiosidade sobre Personal Organizer? Ficarei feliz em responder! Pode deixar aqui mesmo ou enviar para lcs.personalorganizer@gmail.com. Para conferir fotos de antes e depois de meus trabalhos, e dicas curtas sobre organização e decoração, siga o instagram @arq.larissacampos Ah! Por favor, não esqueça de comentar se o texto ajudou você. Se quiser, fique a vontade para sugerir temas para os seguintes! Até a próxima!

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Pinterest

@2016 - 2020 por Larissa Campos