Minimalismo com Joshua Becker no POB2020

Foto: PrintScreen Evento POB2020 (Personal Organizer Brasil 2020)

Joshua Becker é o autor mais vendido do Wall Street Journal e do USA Today com os títulos The Minimalist Home, The More of Less, Clutterfree with Kids e Simplify. Fundador e editor do Becoming Minimalist, um site dedicado ao viver intencional, visitado por mais de 1 milhão de leitores todos os meses, com um número de seguidores nas redes sociais de mais de 2 milhões. Ele também é editor da Simplify Magazine e criador do Clutterfree App, o primeiro aplicativo a criar um roteiro de organização personalizado baseado em sua própria casa. Joshua mora em Peoria, no Arizona, com sua esposa e dois filhos adolescentes e é o fundador do The Hope Effect, uma organização sem fins lucrativos que muda a maneira como o mundo cuida dos órfãos. Seu curso on-line, Uncluttered, ajudou mais de 50.000 famílias de todo o mundo a possuir menos e viver mais.

Este ano Becker esteve no POB 2020 (Personal Organizer Brasil) ,com a enriquecedora palestra A casa Minimalista: Guia prático para uma vida livre de excessos e contou para os congressistas que possuir menos coisas é o grande segredo. Durante a palestra ele mostrou 7 passos para uma vida sem excessos porque, quando você possui menos coisas, o processo de organizá-las se torna imensamente mais fácil. Por isso, vamos lá as valiosas dicas de Joshua.


1 – Convencer os outros e a si mesmo a possuir menos coisas

Assim como a maioria das mudanças na vida, o primeiro passo é querer, assim como entender os reais benefícios que aquela alteração de padrão irá impactar positivamente a sua vida. Compreender que ao possuir menos itens estará melhorando a sua vida.

2 – Mudar o Foco / Foco em grandes objetivos

De acordo com o escritor destralhar é apenas um processo e por isso, precisamos saber o porquê estamos fazendo isso. Ou seja, a ideia é que o foco seja a mudança de mindset (mentalidade / forma de pensar) e autoconhecimento para simplificar as escolhas do que fica ou não.

É fundamental saber o porquê estamos destralhando, pois este foco irá ajudar nos momentos de tomar as decisões difíceis. Entender o porque que desejamos possuir menos coisas e ter uma casa mais organizada. Fazer esses questionamentos irá colocar o foco nos trilhos auxiliando no cumprimento das tarefas, por isso, antes de qualquer destralhe procure responder:

Eu desejo ter menos porque…

- Eu quero mais tempo com a família

- Eu quero viajar mais

- Eu quero mais produtividade

Alguns exemplos que o Joshua usou na palestra foram:

“Se eu organizar minha cozinha eu vou gastar menos tempo na cozinha e vou passar mais tempo com minha família.”

“Se eu organizar meu escritório eu posso ser mais produtivo e posso me aposentar mais cedo.”

3 – Comece pelo fácil / Comece com pequenas vitórias

Na palestra ele deu o exemplo de que ninguém corre uma maratona do dia para a noite e sim você começa correndo 1km, descansa, no outro dia corre 2km, descansa e assim vai. São meses, as vezes anos de prática para conseguir cumprir o grande objetivo e por isso, ter o foco no resultado é tão importante para se manter motivado.

Começar pelo mais fácil é outra grande dica valiosa. A maioria das Personal Organizer sempre irão te dar esse conselho: “Nunca tire tudo do seu armário para organizar, comece por uma gaveta de cada vez.” E por que isso? Quando você termina uma tarefa mesmo que pequena como uma gaveta isso te dá motivação para continuar. Contudo, tentar organizar o armário de uma só vez é tão

frustrante quanto tentar comer um elefante de uma só vez.

4 – Vá ambiente por ambiente

Tentar destralhar a casa toda de uma só vez também pode se tornar uma tarefa frustrante e por isso, Becker orienta que você execute um ambiente por vez, pois assim quando terminar e sentir os benefícios, isso motivará a querer aquele sentimento em outros ambientes também. Para isso ele trouxe de presente algumas frases que podemos usar neste momento para facilitar o processo de destralhe:

Preciso manter isso?

Porque eu preciso ter isso?

O que eu usaria se eu não tivesse?

Isso é um item duplicado na minha casa?

Todos os itens selecionados podem ser guardados, realocados no ambiente ou em outro espaço da casa, doados ou vendidos. Joshua Becker é extremamente a favor da doação, ele acredita que é muito melhor doar do que vender porque generosidade faz bem tanto para quem recebe quanto para quem pratica.

5 – Perceber os benefícios de possuir menos

Após realizar o processo em um ambiente é mais fácil para a maioria das pessoas entenderem os benefícios reais de ter um ambiente destralhado (com menos itens) e organizado. Alguns exemplos que Joshua Becker mostrou na palestra foram:

“O espaço organizado é muito mais tranquilo.”

“É mais fácil encontrar as coisas de que preciso.”

“Meu dinheiro cresce porque não preciso mais de tantas coisas.”

“É mais fácil executar as tarefas em um ambiente destralhado.”

6 – Construir hábitos de organização

Depois de destralhar o ambiente e entender os benefícios de possuir menos coisas, será fácil pensar na rotina daquele espaço e quais hábitos precisam ser incorporados para manter o local livre da bagunça e dos excessos.

7 – Viva sempre em movimento

Joshua finaliza com a ideia de que ao consumir menos você possui mais dinheiro, tempo, energia e foco. Sendo assim, você é livre para perseguir aquilo que é mais significativo para a sua vida. Como mais alegria, mais significado ou mais tempo de qualidade com quem você ama porque nossas vidas são muito valiosas para gastar com aquilo que não é importante.

_____________________________________________

ESTE CONTEÚDO NÃO É PATROCINADO.

_____________________________________________

Se você tiver alguma curiosidade, dúvida ou ponto de melhoria ficarei feliz em saber! Pode deixar aqui mesmo ou enviar para arq.larissacampos@gmail.com. Para conferir outros conteúdos diariamente, siga o instagram @arq.larissacampos. Se quiser, fique a vontade para sugerir temas para os seguintes! Até a próxima =)

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Pinterest

@2016 - 2020 por Larissa Campos