Mudança sem stress – Existe isso? Com Kívia Nunes no POB2020


Foto: PrintScreen Evento POB2020 (Personal Organizer Brasil 2020)


Kivia Nunes se vê organizada desde que se entende por gente e se tornou Personal Organizer desde 2013, especialista em projetos de organização residenciais e mudanças, fundou a KiOrganiza. Desde 2019 é Embaixadora Sudeste do Congresso Personal Organizer Brasil e foi coautora do livro Personal Organizer: mudando sua vida. Esse ano, ela apresentou em sua palestra estratégias para uma mudança livre de stress, mostrando sistemas simples para organizar todo o processo.



“A mudança pode ser uma oportunidade ímpar para a família se unir, reavaliar a dinâmica da vida, olhar para trás e rever as boas memórias, bem como olhar para frente com expectativa e esperança.”

Alicia Macedo “Estamos de Mudança”

De acordo com Kívia em toda mudança existem dois pontos chaves que é o Planejamento e a Comunicação. O planejamento é o conhecimento dos processos e técnicas necessárias e a comunicação porque sempre existem muitas pessoas envolvidas e delimitar as responsabilidades é imprescindível. Por isso, por via de regra a maioria das mudanças serão compostas por 3 etapas:


  • Pré- Mudança (Planejamento e Desmontagem)

  • Mudança

  • Pós-Mudança (Montagem na casa nova)


Imagem: Acervo pessoal

Planejar é garantir que a mudança será um sucesso


Chamamos de pré-mudança tudo aquilo que vem antes da mudança, normalmente é o planejamento e a desmontagem da casa atual. Esse momento é o mais importante porque é quando se defini como tudo irá acontecer e se bem pensado, facilita imensamente as etapas seguintes.

Entendo como uma etapa complexa pela quantidade de informação que precisa ser pensada, como: locais; data; tipo de transporte; época do ano e suas peculiaridades; obras; desapego; normas dos locais; embalagem; forma correta de transporte; etc.

Uma dica legal da Kívia é sempre comece a embalar por ambientes menos usados como quarto de hóspedes ou garagens. Além disso, prestar atenção ao tipo de caixa, pois as pequenas são ideais para itens pesados enquanto que as grandes para itens volumosos, porém leves.


Foto: https://www.123mudancas.com.br/dicas-de-mudancas/8-dicas-como-embalar-roupas-para-mudanca/

Outra ideia muito apropriada é pensar na identificação dos ambientes por cor. Uma vez que, nem todos os ambientes são óbvios, por exemplo, a cozinha pode ser facilmente identificada, contudo um quarto não. Para que ninguém fique perdido com uma caixa sem saber para onde ela deve ir, fazer essa demarcação auxilia a equipe entregar tudo nos ambientes corretos.

O Grande Dia, a mudança.


Depois de tudo planejado e embalado chega o grande dia. Normalmente, este é o dia mais corrido para todos os envolvidos na mudança, contudo, algumas tarefas tem que ser feitas com muita atenção para garantir que a mudança seja um sucesso. Como, mapear a casa nova com antecedência para conseguir organizar os ambientes por cores e conferir tudo o que entra na casa nova quando o caminhão chegar para checar se todas as caixas chegaram ao seu destino correto. Todo o processo de planejamento que é realizado na pré-mudança parece trabalhoso, mas ele existe para facilitar a chegada na casa nova.


Chegou tudo, hora de organizar


Antes de sair organizando tudo, os profissionais sempre tem o cuidado de perguntar ao cliente qual ambiente ele tem prioridade em ver pronto primeiro. Afinal, não tem regra, pois cada cliente tem uma necessidade diferente.


Definir e comunicar as respectivas responsabilidades é uma etapa essencial do planejamento da mudança, pois é lá no início que se define por exemplo quem será o responsável por desembalar os itens: transportadora, organizador, cliente? Assim como, saber o que será feito com as caixas após a desembalagem (transportadora irá retirar; será jogado fora; reciclado etc).O legal de ter tudo isso definido é porque ninguém fica perdido como cachorro que caiu do caminhão de mudança.


Colocar tudo em ordem na casa nova pode ser como pintar uma tela em branco. E como este processo pode demorar uns dias para ser concluído pela equipe, o ideal é que todos os integrantes da casa tenham um Kit Sobrevivência, ou seja, uma mala com os pertences básicos para os primeiros dias em que a maioria ainda dos itens ainda não possuem locais definidos.


Assim como todos os projetos de organização, o desenvolvimento de um projeto de mudança não é diferente, concordo com a Nunes que ele é realizado com toda a atenção pelas Personal Organizers para garantir ao cliente bem estar, economia e funcionalidade. Além disso, este serviço proporciona ao cliente a tranquilidade que ele precisa na hora de mudar para o seu novo lar.


_____________________________________________

Este conteúdo não é patrocinado, porém se você adquirir

o livro pelo link estará contribuindo com o crescimento do blog. =)

_____________________________________________

Se você tiver alguma curiosidade, dúvida ou ponto de melhoria ficarei feliz em saber! Pode deixar aqui mesmo ou enviar para arq.larissacampos@gmail.com. Para conferir outros conteúdos diariamente, siga o instagram @arq.larissacampos. Se quiser, fique a vontade para sugerir temas para os seguintes! Até a próxima =)