O valor de uma boa lista


Já aconteceu de você lembrar que precisa comprar um abridor de garrafas quando estava dando uma festa ou que a sua blusa preferida precisa de conserto justo quando você está se arrumando para aquela reunião importante no trabalho? Pois é, isso acontece comigo também o tempo todo e que bom que eu tenho sempre a minha lista comigo.

Depois de alguns anos sofrendo com fatos repetidos como esses eu procurei incorporar o bom hábito de anotar tudo quando acontece ou quando eu lembro. Eu adoro ler, mas 99,99% das vezes que estou lendo eu começo a pensar em muitas coisas que preciso resolver seja na casa, no trabalho ou na vida e se eu não corro lá nas minhas listas e adiciono este item para ele simplesmente sumir da minha cabeça e eu deixar de me preocupar com ele, dificilmente eu consigo continuar a leitura, imagina só quando medito.

Gosto de almoçar com meu esposo e sempre acontece de acabar o azeite para a salada ou o shoyo para o molho. Como sempre faço a lista do supermercado usando um aplicativo no celular ele sempre está por perto e assim, é fácil adicionar no mesmo momento que isso acontece e na mesma semana o item já será reposto com a próxima compra. Desta forma é muito mais difícil esquecer ou faltar algo em casa ou na despensa.

Eu fico muito brava quando preciso usar algo e não consigo porque eu não levei ele para ter a manutenção devida, seja o carro na oficina, uma roupa na lavanderia, um sapato no sapateiro, etc. Quando isso acontece eu costumo além de, adicionar essa tarefa nas minhas listas de próximas ações, também coloco um lembrete com dia e horário específico para eu realizar, principalmente se eu for precisar daquele objeto em uma data específica.

A lista também me ajuda a não ter período de procrastinação, agora na pandemia, principalmente nos finais de semana que em tese pelo menos na minha cabeça é um momento de descanso eu pensava que eu deveria me desligar totalmente e o que eu era acostumada a sair com amigos, família, ir a restaurante, etc. Sem tudo isso o tempo sobrou e eu me vi em muitos momentos entediada e “sem nada para fazer”. Contudo, a partir do momento que você adquire a boa prática de listar tudo o que você precisa fazer a chance de tédio é mínima, porque você sempre terá mais coisas a fazer do que tempo disponível para executá-las e a sua autoadministração só depende de você.

Eu ainda tenho muito a aprender e o processo é prazeroso demais. É tão poderoso sentir o controle das coisas; sentir que você pode fazer aquilo que você sonha em fazer, que basta realizar um pouquinho por dia e eu quero estar ao seu lado para realizarmos o nosso pouquinho juntos. Vamos lá?

___________

Se você tiver alguma curiosidade, dúvida ou ponto de melhoria ficarei feliz em saber! Pode deixar aqui mesmo ou enviar para arq.larissacampos@gmail.com. Para conferir outros conteúdos diariamente, siga o instagram @arq.larissacampos. Se quiser, fique a vontade para sugerir temas para os seguintes! Até a próxima =)

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Pinterest

@2016 - 2020 por Larissa Campos