Tendências Expo Revestir 2020

Atualizado: Jun 23

A 18ª edição da Expo Revestir aconteceu, em março de 2020, no Expo Center Transamérica em São Paulo, promovida pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (ANFACER). O maior evento de soluções em acabamentos da América Latina para revendedores, arquitetos, designers de interiores e empresários do setor da construção civil, teve mais de 200 expositores e prometeu entregar:

  • Materiais e soluções inovadoras para projetos de engenharia, arquitetura, decoração e construtoras;

  • Informações e oportunidades de negócios para revendas de material de construção;

  • Debates com experts mundiais no Fórum Internacional de Arquitetura e Construção


Abaixo, seguem algumas das tendências expostas na feira que vieram para ficar e marcar muitos projetos com beleza, requinte, sofisticação e sustentabilidade.


Granilite


O clássico dos imóveis antigos, também conhecido por ‘marmorite’, é uma mistura de cimento, areia e água com partículas de diferentes tamanhos de pedras. Devido

ao grande trabalho para fazê-lo, as marcas decidiram unir o visual do granilite com os benefícios dos revestimentos contemporâneos. Aposta certeira que fez os olhos dos profissionais criativos brilharem, e das marcas saírem do óbvio, como a Berneck que apostou na tendência no mobiliário em MDF.



Piso vinílico em mantas coleção iQ Surface, da Tarkett



Porcelanato Polido Sílex Branco, da Eliane



Expor Revestir 2020: Berneck


Sustentabilidade


As famosas paginações como a ‘espinha de peixe’ e recursos clássicos como os painéis ripados estão ganhando novas leituras a partir de materiais sustentáveis, contribuindo imensamente para construir um futuro melhor, graças a beleza atemporal das peças e a expertise da marca Santa Luzia em fabricar produtos ecológicos de alto padrão.




Revestimento Chevron e a coleção de ripados Multilinha, ambos da Santa Luzia, são fabricados a partir da reciclagem de resíduos plásticos de Isopor®



Urban Jungle


A Urban Jungle chegou nos revestimentos, levando para as paredes um grafismo de folhagens, com suave textura. Para trazer elementos da natureza para dentro de casa, a Incepa lançou as linhas Amazônia (21,5 x 21,5 cm) e Blossom (30 x 90 cm). Ambas, suave e romântica, com aposta nos motivos florais, que aparecem em um mix de relevos geométricos. São revestimentos decorados que complementam as linhas lisas, permitindo composições harmônicas e mais cheia de vida.



Expor Revestir 2020: Incepa


Maxi cada vez mais MAXI


Os MAXI formatos estão cada vez mais presentes dentro das tendências consolidadas no mercado. Por isso, lançando um olhar inteligente e sustentável, a Roca Cerâmica apresentou dois novos formatos, sendo o primeiro de 1 x 2 metros e o outro com lastras de 1,2 x 2,5 metros, ambos com apenas 7 mm de espessura, o que torna a peça extremamente leve.



Expo Revestir 2020



Este ano, a Roca Cerâmica é a única a fabricar nacionalmente porcelanatos com os maxiformatos. Os quais, foram desenvolvidas com o intuito de facilitar o transporte e aplicação, uma vez que, sua altura permite que as peças sejam transportadas por elevador, evitando o içamento das mesmas. Além disso, dependendo do projeto, os formatos podem se igualar ao tamanho do pé direito padrão. Assim, garantem uma aplicação elegante e que evita cortes, diminuindo os resíduos comumente gerados em uma obra.



Expo Revestir 2020: ROCA statuario


Tons terrosos e a natureza


As cores sempre marcam presença nos lançamentos apresentados pela Decortiles. A marca que tem como uma das inspirações a brasilidade e biodiversidade, traz na coleção Terras os tons presentes na fauna e flora tupiniquim. Especificamente, o ladrilho Arara, abaixo, remete à complexa composição cromática das plumagens dos animais. Além de, ter no seu desenho, uma referência ao movimento dessas aves, deixando pisos e paredes mais próximos da natureza.



Expo Revestir 2020: Ladrilhos Arara da Decortile


Ainda na linha da natureza, a Portinari inovou ao convidar a arquiteta Juliana Medeiros para desenhar seu primeiro papel de parede e uma linha de revestimentos cerâmicos. Toda a coleção partiu do livro Poemas de Portinari, escrito por Cândido Portinari, que exalta desde a dança das areias do mar às folhagens mais tropicais.



Expo Revestir 2020:Papel de parede de Juliana Medeiros para Portinari


O piso virou teto


O lançamento da Araforros surpreendeu em trazer o vinílico como Teto. Ele é um produto que usa esse material como base, além de outros aditivos. Possui três camadas (primer especial, impressão digital e verniz de proteção UV) que garantem o design e a textura diferenciada do produto.



Expo Revestir 2020:Teto vinílico Araforros



Revestimentos 3D


A Solarium agregou as assinaturas dos arquitetos Arthur Casas, Rodrigo Ohtake e Vivian Coser para a Revestir 2020. Arthur é responsável pela linha Braille, que brinca com desenhos geométricos em blocos de concreto (foto). O cobogó de Ohtake traz a mesma curva em dois tamanhos, com um traço simples e arrojado para a linha Arco. Já, Coser trabalhou na linha Morris, inspirada nas curvas marcantes da arquitetura limpa de Carlo Scarpa. Além das peças dos designers, a marca traz ainda uma linha de piso de criação própria, a qual será divulgada na CasaCor este ano.


Expo Revestir 2020:Revestimento 3D Solarium


Poder ver mais uma amostra recheada de tantos trabalhos lindos é sensacional. E aí, qual desses lançamentos você já gostaria de ter na sua casa? Compartilhe com a gente nos comentários!


___________

Se você tiver alguma curiosidade ou dúvida ficarei feliz em responder! Pode deixar aqui mesmo ou enviar para arq.larissacampos@gmail.com. Para conferir outros conteúdos diariamente, siga o instagram @arq.larissacampos. Ah! Por favor, não esqueça de comentar se o texto ajudou você. Se quiser, fique a vontade para sugerir temas para os seguintes! Até a próxima =)




  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Pinterest

@2016 - 2020 por Larissa Campos